sábado, 8 de janeiro de 2011

001) COLUNA " DE MULHER PARA MULHER"

OLÁ AMIGAS ESTRÉIA AGORA NOSSA COLUNA, "DE MULHER PARA MULHER", HOJE  NOSSA COLUNA FALA DE UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE E INTERESSANTE PARA TODAS AS MULHERES..O VERÃO ESTA AI..NÃO PODEMOS DEIXAR DE NOS CUIDAR AINDA MAIS NESSA ÉPOCA ONDE DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO NA NOSSA PELE E O MAIS IMPORTANTE ...A ALIMENTAÇÃO...CONFIRA ABAIXO NOSSAS DICAS:

FOTO: SITE GOOGLE


DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA UM VERÃO MAIS SAUDAVEL:

A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.

Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura  essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.

No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.

No verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. "A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação”.

Dicas de alimentação :

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves
- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).
- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.
- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.



AS GESTANTES:

 FOTO: SITE GOOGLE

Não podemos deixar para trás as GESTANTES, pois elas requerem um cuidado redobrado no verão...Então se você  é gestante ai vai uma dica para você ficar bonita e saudável nesse verão:

COMER E BEBER

No Verão, a alimentação quer-se fresca e saudável. Mas nem tudo o que é fresco faz bem, principalmente se está grávida. A água é o melhor para matar a sede, já que os sumos de fruta, mesmo os naturais, têm muito açúcar e não tiram a sede. É importante respeitar os horários das refeições de forma a evitar a hipoglicemia e hipotensão. Escolha alimentos frescos e naturais e de parte devem ficar os fritos, que dificultam a digestão. As grávidas devem ter atenção a alimentos como a alface, por exemplo, que pode estar mal lavada. Outros cuidados devem ir ainda para as saladas em geral, principalmente com maionese (perigosa no Verão), e os queijos frescos (por causa da toxoplasmose)

ROUPA

Analise o seu guarda-roupa e certifique-se que tem vestidos esvoaçantes, frescos e largos que permitem andar à-vontade. São leves e mais práticos quando as idas à casa de banho se tornam frequentes. As calças para grávidas são outra opção, principalmente as de algodão ou linho, porque são mais confortáveis e frescas. Para as pernas deve investir nos cremes e sprays para o cansaço, dado que as meias de descanso são quentes. Quanto ao calçado, os saltos, já se sabe, são de evitar enquanto que os sapatos abertos são a melhor opção.

DIETA

A gestante necessita de uma dieta equilibrada, que contenha carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras e outros elementos indispensáveis para o bom desenvolvimento fetal e para a saúde materna. No verão, a gestante deve evitar alimentos pesados e de difícil digestão. Saladas, verduras, legumes acompanhadas de carne, peixe, frango são opções indicadas de pratos. A ingestão de líquidos, principalmente sucos de frutas naturais, deve ser maior nesta época do ano. Importante sempre lembrar que "grávida não deve fazer regime", a não ser quando haja indicação de seu médico assistente.

HIDRATAÇÃO DIÁRIA DO CORPO

Para evitar o ressecamento da pele, a grávida deve hidratá-la diariamente. Para a face, usar creme hidratante especifico para seu tipo de pele com filtro solar. Já para as mamas e o corpo, devem ser usados produtos com fórmulas especiais. Qualquer que seja o tipo de hidratante prescrito, deve ser usado em finas camadas, duas vezes ao dia.

DIVERSÕES

A gestante deve divertir-se, principalmente no verão. Passeios ao ar livre, shows, jantares, teatro, cinema, piscinas, praias devem fazer parte da rotina, entretanto, andar de moto, cavalgar, esquiar, patinar são atividades proibidas na gravidez.

EXERCÍCIOS

Mulheres que levavam uma vida sedentária não devem iniciar os exercícios durante a gestação. As que já faziam ginástica antes da gravidez e que apresentam bom condicionamento podem continuar na gestação, sempre com orientação de especialistas. No verão, a atividade física deve ser reduzida em 40%.

EXPOSIÇÃO SOLAR

A exposição solar não é contra-indicada na gestação, desde que os banhos de sol não sejam prolongados. A grávida, após exposição solar de aproximadamente 15 minutos, deve refugiar-se por tempo semelhante na sombra, isto é, deve-se sempre intercalar período de exposição solar com períodos ao abrigo do sol. Quando for para a praia ou piscina, deve ter os seguintes cuidados:
Usar viseira para proteção do rosto;
Aplicar bloqueador solar em gel para o rosto;
Aplicar gel bronzeador com filtro solar 30 para o corpo, principalmente abdômen;
Após a exposição solar, a paciente deve banhar-se com sabonete hidratante. Após o banho, é necessário aplicar creme ou loção hidratante para o corpo.
Estes cuidados são necessários devido ao aumento do hormônio melanocitico na gravidez, que pode acarretar manchas na pele, principalmente quando ocorre exposição solar sem proteção.
A grávida pode entrar normalmente na piscina ou mar devendo evitar os mergulhos, principalmente da borda da piscina, para evitar o choque do abdômen com a água. Após a realização de exercícios ou banhos de sol e piscina, a grávida deve fazer um pouco de repouso quando chegar em casa.


O VERAO ESTA AI...VAMOS NOS CUIDAR POIS NOS MULHERES MERECEMOS SEMPRE ESTAR SEMPRE BONITAS E COM A SAÚDE SAUDAVEL...

Lembrando ainda..quem tiver alguma sugestao escreva para o meu email ou deixe recado no  meu orkut ou no dos Galáticos.

DICAS DE SAUDE..
ESCRITA POR JULIELEN DOMBROWSKI


ATE A PRÓXIMA COLUNA MULHERADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário